On-line

Nós temos 15 visitantes online

Início

Localizar

Cidades


PONTOS TURÍSTICOS

O visitante que vem a Currais Novos tem à sua disposição vários pontos turísticos para visitar, entre monumentos, museu, igrejas e belezas naturais. Uma opção espetacular e inusitada, é o Complexo Turístico da Mina Brejuí, uma mina de sheelita semi-desativada aberta a visitação, com um cenário inacreditável, contando com 60 quilômetros de túneis e galerias subterrâneos. Lá ainda, o visitante pode conhecer Museu Mineral "Mário Moacyr Porto" e o Memorial Tomaz Salustino, com um acervo de amostra dos minerais encontrados na região do Seridó e a história do homem que mudou o rumo da da cidade.

A cidade ainda tem outros pontos que chamam atenção por suas belezas e valor histórico, que também vale a pena conhecer:

A Fundação Cultural José Bezerra Gomes é um órgão vinculado à Secretaria de Municipal de Educação e Cultura e tem como objetivo assessorar e coordenar a política cultural do Município. A Fundação abriga a Escola de Música Suetônia Batista, a Banda de Música Maestro Santa Rosa, a Biblioteca Venera Bezerra, além do Museu Histórico de Currais Novos, guardando um acervo riquíssimo de pessoas que fizeram parte da história da cidade, como José Bezerra Gomes, Monsenhor Paulo Herôncio, Dr. Mariano Coelho, Monsenhor Ausônio de Araújo Filho e Senador Agenor Nunes de Maria. Além de objetos, fotografias, telas e artesanatos, que representam aspectos histórico, cultural e econômico de Currais Novos.

Espaço Avoante: Um teatro construído pela iniciativa de um artista curraisnovense. O artista plástico João Antonio, investiu tudo que tinha em um sonho, após 17 anos de dedicação, ele finalmente conseguiu concluir, com recursos próprios, a construção do primeiro teatro de Currais Novos.


Pico do Totoró: Situado no Povoado Totoró, a 12 km da cidade, mede 615 metros. Um local histórico e científico, com a presença de fósseis de animais e mais de 50 sítios com pinturas rupestres com inscrições de 9.300 a 9.700 anos. Nas estações chuvosas, o local reserva uma paisagem deslumbrante, espelhadas pelas águas e beleza do Açude Totoró.

Pedra do Caju: situada também no povoado Totoró, a 10 Km de Currais Novos, com um formato impressionante que lembra um fruto típico da região: o Caju. É um dos pontos mais visitado.

Pedra do Sino: Próximo a Pedra do Caju, a 12 Km da cidade, a Pedra do Sino, leva esse nome por ao ser tocada emite sons que lembra um sino. O motivo dessa sonoridade ainda é uma incógnita.

 


Os Apertados: Localizado na Mina Barra Verde, a 10 km da cidade, é uma formação de serras, com grandes cânions e vegetação típica, com a passagem dividida pelo rio Picui. Em épocas chuvosas se torna um cenário deslumbrante e propício para visitação e a prática de esporte de aventuras.

Serra do Chapéu: Também localizada na Mina Barra Verde, leva esse nome por ter uma formação que se destaca das demais, lembrando um chapéu.

 

A Pedra do Navio: também conhecida pela Pedra do Cruzeiro, está a 1 km do centro da cidade, na fazenda Boa Vista. Leva esse nome por ter ficado submersa pelas águas do Rio São Bento, e nas estiagens, lembrava um navio. Hoje é um ponto de prática religiosa.

 

Cruz Portuguesa: Situada no Povoado Cruz, a 19 Km de Currais Novos, é a confirmação da presença dos portugueses na demarcação de terras na região.

 

OUTROS ATRATIVOS

A cultura também deixa um sabor especial, principalmente quando se fala de gastronomia, com um cardápio variado: a carne de sol, a macaxeira, a paçoca, o queijo de coalho, a farofa de manteiga, a galinha caipira, são apenas um pequeno exemplo da diversidade da comida regional.

O artesanato é bastante rico e diversificado, podendo ser encontrado desde as esculturas de madeiras da artesã Luzia Dantas, conhecida nacionalmente, até peças em barro, artesanato mineral com pedras preciosas encontradas na região. O artesanato em bordados de vários estilos é outro produto típico da cidade, e é vendido aos turistas no Centro de Artesanato.

A cidade também é um berço de manifestações culturais, artistas, escritores, poetas, músicos, artistas plásticos, brincantes de João Redondo, entre outros, com trabalhos reconhecidos internacionalmente.